A Prefeitura de São José do Rio Pardo tem trabalhado de maneira intensiva para resolver os problemas de alagamento nas ruas 9 de Julho, Júlio Mesquita e Campos Salles, no Centro da cidade. Na tarde desta quinta-feira (12), o Secretário de Obras e Planejamento, Luis Paulo Cobra Monteiro, o Superintendente da Saerp, Daniel Monteiro, o Engenheiro da Saerp João Pedro da Silva, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria, Rogério Machado, o Gestor de Zeladoria Junior Medéia, o Gestor de Trânsito e Defesa Civil Fred Blask e o Prefeito Marcio Zanetti realizaram uma visita técnica nas áreas afetadas para definir as estratégias emergenciais para resolver o problema.
As chuvas intensas dos últimos dias têm causado transtornos, invadindo residências e prejudicando o trânsito, principalmente devido ao fluxo excessivo de água nas galerias pluviais, que enfrentam obstruções provocadas por ligações clandestinas de esgoto e vice versa. Durante a visita, foram definidas ações rápidas para desobstruir os sistemas de drenagem e evitar novos alagamentos,sendo que as máquinas já estão em operação nas ruas abrindo os locais para identificar as obstruções. Além disso, bombas de sucção estão sendo utilizadas para desobstruir as tubulações.
O projeto de instalação de uma nova rede de drenagem, uma obra emergencial já foi concluída e inclui a construção de caixas de captação na parte superior da Rua 9 de Julho, obra esta que contará ainda com a instalação de novas manilhas para otimizar a rede de drenagem e desafogar as áreas mais críticas, incluindo a região da Delegacia.
Essa ação visa resolver o problema de drenagem reduzindo o impacto das chuvas na região evitando assim futuros transtornos à população.