FEUC - Faculdade Euclides da Cunha

Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo – credenciado através da Portaria CEE/GP 147/2004, de 14/09/2004, publicada no D.O.E. em 15/09/2004.

Diretor Administrativo:  Daniel Chiconello Braga

Diretora Acadêmica:  Alessandra Maria Oliveira Ribeiro Zane

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo foi criada pela Lei Municipal nº 415, de 27/04/1964, tendo autorização definitiva de funcionamento através do parecer 201/66 do Conselho Estadual de Educação. Conforme descrito pelo jornal Gazeta Rio Pardo (22 de agosto de 1965) a criação da Instituição foi:

[…] fruto do empenho coletivo da população rio pardense através da Prefeitura, da Câmara Municipal, das Autoridades, das entidades culturais, dos estabelecimentos de ensino, através do povo enfim, congregou-se em torno de um ideal e, com um entusiasmo revelado como em poucas ocasiões, lançou-se à luta, de que ora sai recompensada e inteiramente vitoriosa.

Em 1966 iniciou suas atividades e, desde então, é mantida como entidade autárquica, firmando-se através desses anos como uma Instituição de Ensino Superior, voltada preferencialmente para a formação de professores.

É pessoa jurídica de direito público, com sede e foro em São José do Rio Pardo. Atualmente o seu amparo legal de funcionamento encontra-se na seguinte legislação:

Criação e Instalação: – (Parecer, Lei ou Decreto) – Lei Municipal nº 415, de 27/4/64 Autorização para Funcionamento: – Parecer nº 201, de 21/3/66, Decreto Estadual nº 46.243, de 6/5/66; Lei 1963 de 12/07/1995 que regulamenta a existência jurídica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo.

Reconhecimento: – Parecer CEE nº 353, de 21/12/70 – Decreto Federal nº 68.308, de 2/3/71.

Recredenciada pela Portaria CEE-SP/GP 176 de 24/04/2013, pelo prazo de cinco anos.

Atendendo às novas diretrizes nacionais e estaduais para cursos voltados à formação de professores, a Instituição deu início a um amplo processo de reestruturação, por meio de um planejamento estratégico participativo, visando à criação do Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha (ISEEC), autorizado pelo CEE e implantado a partir do ano letivo de 2005. Cabe destacar os elogios advindos dos conselheiros do Conselho Estadual de Educação no parecer referente à aprovação do ISEEC, conforme demonstram as palavras descritas no referido parecer:

Na reunião da CES de 18 de abril de 2004 pedi vistas dos autos porquanto esta Câmara tem mantido entendimento uniforme sobre os projetos de Institutos Superiores de Educação, a grande maioria deles em desacordo com as normas de regência, ou quando não, com projetos incompletos, levando a diligência. Este caso é substancialmente diferente. Noto desde logo que o cuidadoso projeto engloba todas as licenciaturas já autorizadas, além do Normal, mas agora sob a correta denominação de “Curso de Formação de Professores em…” (fls. 61), contando as matrizes curriculares com um núcleo comum a todas, além de estágio comum (fls. 49) e, principalmente, uma missão do próprio ISEEC (Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha), cuja coordenação é própria. (PARECER CEE 226/04, grifo nosso)

Em 2005, através de votação pela Congregação, foi criado seu nome–fantasia “FEUC” – Faculdade Euclides da Cunha, fundamental para desenvolver um logotipo adequado para divulgação na mídia e marketing da Instituição, fortalecendo sua imagem na região.

Em 2015, a FEUC completa quarenta e nove anos de efetivo exercício e, por mais de quarenta anos, suportou por si só seu sustento substancialmente com recursos obtidos junto à comunidade discente.

Esta autarquia não possui finalidade lucrativa (art. 3º, Lei Municipal nº 1963 de 12 de julho de 1995), concede bolsas de estudo a alunos carentes e seus cursos contam com mensalidades e preços acessíveis, servindo de alavanca social para seus alunos que se efetivam nas redes estaduais, municipais ou prestam serviços nas redes particulares. Os outros, que não abraçam a carreira, partem para outras profissões, sempre revelando ética, humanismo e criatividade, adquiridos na vida acadêmica. Mais de nove mil formandos integram a excelente clientela de nossa Faculdade.

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, em 2012, construiu o primeiro módulo de nosso campus, através da venda de terrenos doados à Faculdade para este fim. O prédio, semipronto, vem sofrendo com obras de adequação para o seu efetivo funcionamento. A construção do primeiro módulo do campus faz parte de um projeto maior que abrigará, no futuro, todos os cursos da FEUC. Pertencendo à AIMES-SP (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo), a FEUC firmou convênio com a USCS (Universidade de São Caetano do Sul), oferecendo mais de cem cursos de pós-graduação a Distância para a cidade e a região. Atualmente a FEUC abre diálogo com a Fundação Educacional, agora também pública e municipal, na tentativa de firmar parcerias ou buscar uma fusão lucrativa para ambas.

feucriopardo.edu.br

Facebook FEUC Rio Pardo

FEUC - FACULDADE EUCLIDES DA CUNHA

Rua Jorge Tibiriça, 451 - Centro   |   São José do Rio Pardo/SP