Nos últimos dias, os contêineres instalados pela empresa MB em São José do Rio Pardo, com o objetivo de manter a limpeza pública da cidade, têm sido alvo de atos de vandalismo.
Além de serem danificados, os equipamentos, que devem ser utilizados para o descarte de lixo convencional (linha cinza), estão sendo utilizados de maneira indevida para o descarte de materiais como restos de entulho de construção, incluindo concreto.
Vale destacar que esse tipo de comportamento é um crime, conforme o artigo 163, inciso III do Código Penal, que trata sobre os danos ao patrimônio público. A pena prevista pode ser de seis meses a um ano de prisão, ou multa. Além disso, é importante reforçar que o vandalismo prejudica toda a comunidade, já que os contêineres são essenciais para a manutenção da limpeza e organização urbana.
Pedimos que a população fique atenta e denuncie qualquer ato de vandalismo para a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo número 153. A colaboração de todos é fundamental para preservar os bens públicos e garantir a qualidade de vida para os cidadãos.