Saúde se reúne com Secretarias Municipais para discutir ações contra a Febre Maculosa

A Prefeitura Municipal junto a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Pardo promoveu uma reunião na terça-feira (20), com representantes das demais secretarias municipais para falar sobre a Febre Maculosa, levando em consideração os casos confirmados em Campinas, SP. Durante o encontro, foi destacado que, até o momento, o município não registrou nenhum caso confirmado da doença.

Durante o encontro, foram abordados os critérios para suspeita da Febre Maculosa, sintomas comuns da doença, como: febre, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e mal-estar geral, ressaltando-se que esses sinais podem ser semelhantes a outras enfermidades, como Dengue e Leptospirose.

A Febre Maculosa é uma doença endêmica que ocorre ao longo do ano na maioria do Estado de São Paulo, sendo mais prevalente na região do interior entre os meses de maio e setembro. O diagnóstico da Febre Maculosa é baseado na análise dos sintomas e sinais epidemiológicos, uma vez que o resultado sorológico pode demorar. A importância do tratamento precoce foi ressaltada durante a reunião, enfatizando a necessidade de avaliação médica imediata diante de sintomas suspeitos.

Com o objetivo de controlar o risco de transmissão da doença e evitar casos graves no município, foram discutidas medidas a serem adotadas por cada secretaria. Foram propostos ainda protocolos para pré-atendimento, avaliação de pacientes e ações de limpeza e prevenção em diferentes áreas, uma ação que inclui esforços de todas as secretarias municipais.