Pesquisar
Pesquisar

Pontos Turísticos

Privilegiada pela natureza, São José do Rio Pardo é contemplada por diversos pontos turísticos a céu aberto, dentre eles a estátua do Cristo Redentor – no topo de uma montanha que emoldura a cidade; o Recanto Euclidiano – onde história, tradição e memória se encontram às margens do Rio Pardo; a Ilha de São Pedro – atrativo singular do turismo do interior paulista; cachoeiras, fazendas históricas e muitos outros para se conectar à natureza.

No espaço urbano, o Museu Rio-Pardense (espaço atualmente em reforma, fechado para visitação) conta um pouco da rica história da cidade e sua importância na cultura do café no Estado; a Casa Euclidiana – maior acervo brasileiro sobre a vida e obra do escritor Euclides da Cunha; o Centro Cultural Ítalo-Brasileiro – que preserva a história da imigração e a cultura italiana; a Ponte Metálica Euclides da Cunha; a Igreja Matriz e tantos outros espaços e atrativos de natureza artística, intelectual e cultural da cidade.

*Em razão da pandemia, atrações como a Ilha São Pedro, Casa Euclidiana, Biblioteca, Igrejas encontram-se fechados à visitação.

Ilha de São Pedro

Situada praticamente no centro da cidade, é local de grande interesse turístico, sendo um dos mais visitados da cidade. Abriga um mini zoológico e um parque florestal. Recentemente passou por uma ampla reforma em suas instalações, que passou a contar com uma grande sala multiuso, apropriada para exposições de arte, apresentações musicais, aulas de educação ambiental, entre outras atividades. No mesmo local será instalada uma cafeteria, para apoio e alimentação dos visitantes. O acesso à Ilha se faz através de ponte pênsil.

Cristo Redentor

Imponente estátua construída em Campinas e trazida desmontada para esta cidade, nos anos 40. Colocada num dos morros circundantes, tem ao todo 17 metros, sendo 5 do pedestal, que abriga pequena capela. Os 17 metros lembrariam as 17 letras do nome de São José do Rio Pardo. Descortina-se de lá excelente panorama. É ponto de grande interesse turístico, a que se chega por estrada asfaltada, com amplo espaço para estacionamento de veículos.

Praça dos três poderes

A Praça dos Três Poderes reúne os poderes: legislativo, executivo e judiciário do município. Neste mesmo quarteirão, até 1908 existiu o primeiro Cemitério Municipal. Após a sua completa remoção, no local foi construído o Jardim do Artese, idealizado pelo artista e construtor Paschoal Artese, em 1914. Com a expansão da cidade, o espaço deixado pelo primeiro Cemitério Municipal e pelo Jardim do Artese foi ocupado pelo conjunto harmonioso de belos prédios dos Três Poderes: o Legislativo, com a Câmara Municipal, o Executivo, com a Prefeitura Municipal e o Judiciário, com o Fórum Jovino de Sylos, inaugurados em 15 de agosto de 1968, com a presença do Governador Abreu Sodré e secretários de Estado

Acesse o Portal do Turismo e saiba mais
#vemprariopardo

plugins premium WordPress
Edital CMDCA Nº 001/2023
Resolução CMDCA Nº 002/2023

Processo de Inscrição e Escolha de Candidatos ao Cargo de Conselheiro Tutelar do município de São José do Rio Pardo SP para o quadriênio 2024/2027 e suplentes