Nota Oficial da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo vem a público esclarecer informações inverídicas veiculadas na edição deste sábado (06) do jornal A Gazeta do Rio Pardo, referentes à manchete que sugere a perda de recursos do Fundeb pelo município.

Inicialmente, é necessário ressaltar que os resultados mencionados na notícia baseiam-se, supostamente, em uma nota técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que estão relacionados aos anos de 2017 e 2019, período correspondente à gestão anterior, quando o Censo do Saeb foi realizado para coletar as informações utilizadas na análise das desigualdades educacionais e que São José do Rio Pardo nunca recebeu esse complemento específico.

É imperativo reforçar que a Prefeitura respeita a liberdade de expressão e reconhece o direito de todos ao acesso à informação. No entanto, é crucial exercer o poder de comunicação com responsabilidade, pois notícias distorcidas podem prejudicar, principalmente, a população.

Diante disso, a Prefeitura, reiterando seu compromisso com a transparência, irá acionar a Procuradoria Jurídica para que, por meios legais, aconteça a retratação de tal fato.

A Prefeitura Municipal lamenta o ocorrido e as consequências que esta fake news pode trazer aos cidadãos, em especial ao professor e todos os profissionais que atuam com dedicação na educação!