A Praça São Benedito do bairro Vila Maschetto recebeu no dia 8, de julho, um evento marcante para o município. O Encontro de Cultura Afro-brasileira reuniu diversas manifestações artísticas e culturais que celebraram a riqueza e diversidade da cultura afrodescendente e contou com o Grupo de Capoeira Filhos do Bonfim, Maracatu Morro Vale do Sol, Escola da Samba Anastácia de Monte Santo de Minas (MG) e Terno de Gongo Marinheiros de São Domingos de Passos (MG).
Além das apresentações artísticas, o encontro foi marcado por um importante momento. O Prefeito Municipal Marcio Zanetti sancionou a Lei S.O.S Racismo, uma iniciativa pioneira liderada pela vereadora Thais Nogueira que visa fortalecer a luta anti-racista em São José do Rio Pardo.
O objetivo principal é combater atos racistas, discriminatórios e violentos, promovendo ações de conscientização para o respeito e a denúncia de tais práticas. Para alcançar esse propósito, serão desenvolvidas diversas ações, tais como a criação de eventos como este encontro, voltados à conscientização, a produção de materiais didáticos para distribuição nas escolas e a formação de convênios e parcerias com entidades e o Ministério Público.
O município contará com uma central de atendimento para o encaminhamento de denúncias de descriminação étnico-racial, religiosa, ou intolerância correlata e social. Atendimento social e psicológico, encaminhamento jurídico e acompanhamento do caso.
A iniciativa foi amplamente aplaudida pela comunidade presente no evento, que reconhece a importância de combater o racismo e promover a igualdade racial na cidade.
São José do Rio Pardo dá um passo importante em direção à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa, onde nenhuma forma de discriminação seja tolerada.