Ir para o conteúdo

FEUC - Faculdade Euclides da Cunha

FEUC

Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo – credenciado através da Portaria CEE/GP 147/2004, de 14/09/2004, publicada no D.O.E. em 15/09/2004.

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo foi criada pela Lei Municipal nº 415, de 27/04/1964, tendo autorização definitiva de funcionamento através do parecer 201/66 do Conselho Estadual de Educação. Conforme descrito pelo jornal Gazeta Rio Pardo (22 de agosto de 1965) a criação da Instituição foi:

[…] fruto do empenho coletivo da população rio pardense através da Prefeitura, da Câmara Municipal, das Autoridades, das entidades culturais, dos estabelecimentos de ensino, através do povo enfim, congregou-se em torno de um ideal e, com um entusiasmo revelado como em poucas ocasiões, lançou-se à luta, de que ora sai recompensada e inteiramente vitoriosa.

Em 1966 iniciou suas atividades e, desde então, é mantida como entidade autárquica, firmando-se através desses anos como uma Instituição de Ensino Superior, voltada preferencialmente para a formação de professores.

É pessoa jurídica de direito público, com sede e foro em São José do Rio Pardo. Atualmente o seu amparo legal de funcionamento encontra-se na seguinte legislação:

Criação e Instalação: – (Parecer, Lei ou Decreto) – Lei Municipal nº 415, de 27/4/64 Autorização para Funcionamento: – Parecer nº 201, de 21/3/66, Decreto Estadual nº 46.243, de 6/5/66; Lei 1963 de 12/07/1995 que regulamenta a existência jurídica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo.

Reconhecimento: – Parecer CEE nº 353, de 21/12/70 – Decreto Federal nº 68.308, de 2/3/71.

Recredenciada pela Portaria CEE-SP/GP 176 de 24/04/2013, pelo prazo de cinco anos.

Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo – credenciado através da Portaria CEE/GP 147/2004, de 14/09/2004, publicada no D.O.E. em 15/09/2004.

Atendendo às novas diretrizes nacionais e estaduais para cursos voltados à formação de professores, a Instituição deu início a um amplo processo de reestruturação, por meio de um planejamento estratégico participativo, visando à criação do Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha (ISEEC), autorizado pelo CEE e implantado a partir do ano letivo de 2005. Cabe destacar os elogios advindos dos conselheiros do Conselho Estadual de Educação no parecer referente à aprovação do ISEEC, conforme demonstram as palavras descritas no referido parecer:

Na reunião da CES de 18 de abril de 2004 pedi vistas dos autos porquanto esta Câmara tem mantido entendimento uniforme sobre os projetos de Institutos Superiores de Educação, a grande maioria deles em desacordo com as normas de regência, ou quando não, com projetos incompletos, levando a diligência. Este caso é substancialmente diferente. Noto desde logo que o cuidadoso projeto engloba todas as licenciaturas já autorizadas, além do Normal, mas agora sob a correta denominação de “Curso de Formação de Professores em…” (fls. 61), contando as matrizes curriculares com um núcleo comum a todas, além de estágio comum (fls. 49) e, principalmente, uma missão do próprio ISEEC (Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha), cuja coordenação é própria. (PARECER CEE 226/04, grifo nosso)

Em 2005, através de votação pela Congregação, foi criado seu nome–fantasia “FEUC” – Faculdade Euclides da Cunha, fundamental para desenvolver um logotipo adequado para divulgação na mídia e marketing da Instituição, fortalecendo sua imagem na região.

Em 2015, a FEUC completa quarenta e nove anos de efetivo exercício e, por mais de quarenta anos, suportou por si só seu sustento substancialmente com recursos obtidos junto à comunidade discente.

Esta autarquia não possui finalidade lucrativa (art. 3º, Lei Municipal nº 1963 de 12 de julho de 1995), concede bolsas de estudo a alunos carentes e seus cursos contam com mensalidades e preços acessíveis, servindo de alavanca social para seus alunos que se efetivam nas redes estaduais, municipais ou prestam serviços nas redes particulares. Os outros, que não abraçam a carreira, partem para outras profissões, sempre revelando ética, humanismo e criatividade, adquiridos na vida acadêmica. Mais de nove mil formandos integram a excelente clientela de nossa Faculdade.

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, em 2012, construiu o primeiro módulo de nosso campus, através da venda de terrenos doados à Faculdade para este fim. O prédio, semipronto, vem sofrendo com obras de adequação para o seu efetivo funcionamento. A construção do primeiro módulo do campus faz parte de um projeto maior que abrigará, no futuro, todos os cursos da FEUC. Pertencendo à AIMES-SP (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo), a FEUC firmou convênio com a USCS (Universidade de São Caetano do Sul), oferecendo mais de cem cursos de pós-graduação a Distância para a cidade e a região. Atualmente a FEUC abre diálogo com a Fundação Educacional, agora também pública e municipal, na tentativa de firmar parcerias ou buscar uma fusão lucrativa para ambas.

Mapa de Localização

Edital CMDCA Nº 001/2023
Resolução CMDCA Nº 002/2023

Processo de Inscrição e Escolha de Candidatos ao Cargo de Conselheiro Tutelar do município de São José do Rio Pardo SP para o quadriênio 2024/2027 e suplentes

Políticas de privacidade

O site da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Este Aviso de Privacidade informa sobre os dados que coletamos de você quando você usa nosso site. Ao coletar essas informações, estamos agindo como um controlador de dados e, por lei, somos obrigados a fornecer informações sobre nós, sobre o porquê e como usamos seus dados e sobre os direitos que você tem sobre os seus dados.

Para mais informações acesse: https://saojosedoriopardo.sp.gov.br/termos-de-uso-e-politica-de-privacidade/