Uma audiência pública discutiu a construção de um elevado na região do cruzamento entre as avenidas Belmonte e Perimetral. A reunião aconteceu na noite desta segunda-feira (31), na Câmara Municipal.
A mesa foi composta pelo prefeito Marcio Zanetti; pelo Dr José Claudio Zan, promotor de Justiça; por Luiz Paulo Cobra Monteiro, secretário de Obras; Wlamir Lopes da Costa, técnico da empresa especializada em engenharia de trânsito responsável pela elaboração do projeto e o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Castro Kocian. Além deles, a audiência contou com a presença e participação de outros vereadores, secretários e da população.
Na audiência, foi apresentado o estudo sobre o trânsito e solução viária no cruzamento das avenidas Belmonte e Maria Aparecida Salgado Braghetta, conhecida como Perimetral. O estudo apresentado concluiu que o local concentra elevado fluxo de veículos na ligação entre as regiões centro-oeste e central da cidade, onde está a maioria dos equipamentos públicos.
Além disso, há também um alto fluxo veicular no cruzamento, que opera no pior nível de serviço – segundo a classificação HBS – nos horários de pico nas vias transversais. O estudo concluiu também que o trecho apresenta elevado risco potencial de acidentes, envolvendo pedestres e demais usuários.
Após a explicação do estudo feita por Wlamir Lopes da Costa, vereadores e os munícipes presentes e à distância puderam tirar suas dúvidas e fazer sugestões. Uma das questões levantadas foi com relação à implantação de semáforos.
De acordo com o estudo feito pela empresa, a semaforização ou colocação de uma rotatória no local apontou para problemas de capacidade e/ou geometria. Portanto, a solução em desnível apresenta melhoria para a mobilidade do local com redução dos conflitos veiculares, inclusive apontando boas condições operacionais após 10 anos. Wlamir também mostrou que o projeto aponta uma maior segurança dos usuários.






