O cenário da dengue em nossa região está cada vez mais preocupante. De acordo com a Diretoria Regional de Saúde (DRS14), já são 8.170 casos confirmados e 9 óbitos registrados, o que nos atenta para a necessidade urgente de intensificar os cuidados. Com 33 casos confirmados até hoje (18), São José do Rio Pardo já conta com a presença de dois sorotipos do vírus da dengue: o sorotipo 1 e o sorotipo 2.
Precisamos ficar alertas pois em cidades vizinhas como Pinhal e Mogi Guaçu, foi identificado o sorotipo 3. Cada sorotipo é uma variação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e pode provocar quadros de doenças de diferentes gravidades. Os sintomas podem ser leves, mas também há casos graves e até fatais. Por isso, a prevenção nunca foi tão importante!
A Secretaria Municipal de Saúde, pede a colaboração de toda a população para que possamos combater juntos a proliferação do mosquito. A eliminação de focos de água parada é a principal forma de prevenção, como em recipientes, pneus, e até nas plantas. Além disso, o uso de repelentes e roupas que cubram a pele também ajudam a evitar o contato com o mosquito.
A dengue é uma responsabilidade de todos! Vamos trabalhar juntos para proteger nossa comunidade e garantir a saúde de nossa cidade.