SAIS apresenta a Nova Função do SUAS

Na manhã desta terça-feira (27) a Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social promoveu um encontro na Câmara Municipal para apresentar a nova função do SUAS. Durante a reunião, foram abordadas as funções dos diagnósticos, monitoramento e avaliação da vigilância socioassistencial.

Essa iniciativa visa efetivar os objetivos da Política de Assistência Social, como a proteção social, defesa de direitos e segurança de acolhida, convívio, renda e autonomia. A vigilância socioassistencial contribui para a elaboração de planos diagnósticos, monitoramento de serviços e benefícios, além de auxiliar na busca ativa para inclusão no CadÚnico e acesso a serviços e benefícios.

Apesar de ser uma função ainda nova para muitos profissionais, a vigilância socioassistencial representa um importante avanço, proporcionando uma tomada de decisões mais embasada e eficaz, baseada em dados concretos.

Superar desafios e adotar novas práticas são passos fundamentais para garantir a proteção social e defesa dos direitos dos cidadãos.