Obra de drenagem Urbana: Investindo na Segurança e Mobilidade

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo iniciou a primeira etapa de uma importante obra de drenagem urbana na rua Luísa Della Torre Bertoco, localizada no Bairro Portal Buenos Aires, próximo à rodovia SP-207, na região da antiga usininha. A região enfrenta desafios com erosões em períodos de chuvas intensas, o que resultava em interrupções no tráfego da rodovia e transtornos para a comunidade.

Após a obra da duplicação da rodovia, a equipe técnica da Prefeitura acredita ter rompido a rede antiga existente sob o talude e a pista.  Com isso, após estudos, um projeto foi planejado em duas etapas: a primeira, já em andamento desde a semana passada, consiste na instalação de uma nova captação e rede no local. A segunda etapa envolverá a criação de uma nova rede desde a Av. Pedro Curi até a Rua Fausto Della Torre, permitindo a desativação da rede antiga obstruída.

A região tem sido alvo de investimentos significativos em drenagem urbana e pavimentação, com a empresa Pavidez executando a instalação de 17 bocas de lobo, reforma de outras 3 existentes, além da instalação de  mais de 300 metros de uma nova tubulação, muros de ala, bacias de contenção e poço de visita, formando um sistema completo para o correto descarte das águas na área próxima ao curso d’água.

Para minimizar possíveis erosões durante o descarte da água, estão sendo instaladas ainda escadas hidráulicas, que reduzem a força da água antes de sua entrada no curso, prevenindo danos ao ambiente. Após a conclusão da drenagem, a área será recomposta e a rua receberá recapeamento, representando um investimento total de R$ 531.654,83.